quarta-feira, 30 de maio de 2012

Imin Matsuri 2012 - CURITIBA



Seguindo o calendário de festivais japoneses de Curitiba, já é hora de anunciar o Imin Matsuri 2012! O evento acontecerá nos dias 30 de junho (sab) e 01 de julho (dom), noMuseu Oscar Niemayer. A entrada, como de costume, será franca.
No entanto, assim como anunciei o Hana Matsuri 2012, as informações sobre o Imin Matsuri 2012 também podem sofrer alterações sem aviso prévio, principalmente em relação ao local. Já sobre a data, certamente não mudará, uma vez que a informação foi divulgada no site doG1.

Imin Matsuri de Curitiba

Realizado desde 1991 em comemoração a imigração japonesa, o Imin Matsuri teve sua primeira edição realizada no Clube Nikkei, localizado no bairro Uberaba. Se a princípio o evento veio para substituir as tradicionais festas juninas promovidas pelos membros do clube para arrecadar dinheiro, hoje o matsuri é uma das maiores feiras gastronômicas da cidade de Curitiba e faz parte do calendário oficial de eventos da capital paranaense.
Em 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Imin Matsuri foi realizado no Pavilhão de Eventos do Parque Barigui, fazendo o local atingir sua lotação máxima devido a popularidade alcançada. Já em 2011, uma moça soube do Imin Matsuri através do Tadaima! Curitiba e pediu aos pais para vir ao evento como presente de aniversário. Nitara Schuartz nasceu em Curitiba mas atualmente reside em Alagoas.
Com uma vasta praça de alimentação e inúmeras opções de artesanato, o Imin Matsuri é visitado por pessoas de várias idades e estilos, tornando o evento não apenas uma oportunidade de conhecer a cultura japonesa, mas também uma reunião popular de várias pessoas que admiram a cultura de alguma maneira – culinária, artesanato, música, danças, etc.

Tornando o festival ainda melhor

Não me canso de lembrar, também, que é preciso ter alguns cuidados simples para o Imin Matsuri seja ainda melhor. Algumas pessoas exageram um pouco na dose e acabam estragando a diversão de outros. Vou parecer meio pedante, mas acredito que é sempre bom deixar algumas dicas sobre respeitar o próximo:
  • Jogar o lixo na lixeira;
  • Preservar o patrimônio público;
  • Não se incomodar tanto com os outros;
  • Saber seus próprios limites;
  • Respeitar o espaço do outro
Lembrando que o Imin Matsuri acontece em um espaço público e, sendo assim, é preciso se divertir sem estragar o dia de quem está próximo, não acha?



Nenhum comentário:

Postar um comentário